Rio Grande, 09 de Novembro de 2009, Segunda-Feira.
Mais de 100 pessoas participaram ontem do Seminário de Assuntos Contábeis realizado no auditório da Câmara de Comércio. Entre os presentes estavam profissionais de Contabilidade e estudantes da área. À noite, eles estiveram reunidos para um jantar comemorativo aos 76 anos do Sindicato dos Contabilistas do Rio Grande.
A primeira palestra do seminário foi sobre Rotinas Trabalhistas, com a contadora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Cleonice Moreira Bitencourt.
Para falar sobre “Sped Fiscal”, foi convidada a contadora, especialista em Gestão Financeira e Tributária, Daisy Machado. Ela disse que este é um assunto novo que deve ser tratado com mais força ainda neste ano, por isso, sua intenção era de tirar as dúvidas dos profissionais. “É um tema que irá tumultuar a vida do contador a partir do ano que vem. O Estado ainda não sabe se vai estender essa obrigatoriedade para as empresas em geral. Em Santa Catarina, já é obrigatório a partir de janeiro de 2010. Se aqui resolveram não estender agora, será só um adiamento do inevitável”, avaliou.
Já a palestrante Célia Mendonça, que é técnica em Contabilidade, advogada, assessora e consultora de empresas, falou sobre o Regime Tributário de Transição (RTT), com o Reflexo Fiscal para IRPJ, CSLL, PIS E Cofins – Lei 11.941/09. De acordo com ela, o processo de transição tem como motivo adaptar as normas brasileiras de Contabilidade às normas internacionais. Conforme Célia, o RTT busca a neutralidade tributária e muitos profissionais ainda não têm conhecimento do processo. “Como consultora de empresas, eu recebo vários questionamentos dos contabilistas. Assim é importante um entendimento melhor da finalidade do RTT, com exemplos práticos”, afirmou.
http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=73141