A Secretaria da Fazenda divulgou nesta segunda-feira o número de 25 milhões de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas no Estado, no valor de aproximadamente R$ 4 bilhões. Em Santa Catarina são cerca de seis mil estabelecimentos atualmente emitindo NF-e nos 54 setores que já estão na obrigatoriedade. “A Nota Fiscal eletrônica está consolidada como uma importante ferramenta de transparência às operações tanto das empresas quanto do governo”, acredita o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.
O Brasil ultrapassou na última semana o marco de 500 milhões de NF-e autorizadas, o que corresponde a um valor de quase sete trilhões de reais (www.nfe.fazenda.gov.br).
Em todo o país, as empresas obrigadas a emitir a NFe participaram de aumento na arrecadação em 36,76% no primeiro semestre de 2009 em comparação ao mesmo período de 2007.
O trabalho que possibilita números tão significativos para o país e os Estados tem participação direta das Secretarias de Fazenda dos Estados, Receita Federal do Brasil, Suframa, empresas de tecnologia de informação e contribuintes. Trimestralmente, técnicos de todos os estados se reúnem no Encontro nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT) para aprofundar as discussões e ampliar as realizações na área.
A obrigatoriedade da NFe no Brasil se deu a partir de 1º de abril de 2008 para determinados segmentos da econômica brasileira e gradativamente vem aumentando as empresas que precisam utilizar esta ferramenta.
Fonte: O Barriga Verde – Adjori/SC