Notícia publicada em 20/07/2010 pelo Brasil Econômico.
Brasil é o país onde as empresas mais trabalham para pagar taxas, segundo estudo
Empresas brasileiras despendem 2.600 horas por ano com taxas, contra 194 dos países da OCDE
Além do mau ambiente para negócios, o sistema tributário brasileiro é um dos pontos que também podem dificultar a chegada de capital ao país, segundo o estudo Doing Business 2010. No geral, o país está na 150ª colocação no quesito tributário em geral. No entanto, em algum segmentos, o problema é ainda mais dramático.
Na questão do tempo despendido com o pagamento de taxas, por exemplo, o levantamento mostra que por aqui as empresas trabalham 2.600 horas por ano para pagar imposto, frente às 194horas gastas em média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ou seja, no Brasil se trabalha 13 vezes mais para pagar impostos do que na maior parte das nações desenvolvidas. Trata-se simplesmente do pior resultado do ranking. O país mais próximo é Camarões, onde o pagamento exige em média 1.400 horas de trabalho por ano-quase metade do total brasileiro.
“Esse problema esteve perto de ser atacado pela reforma tributária.
Ela esteve perto de ser aprovada, mas acabou morrendo na praia”, lamenta Marina Oliveira, coordenadora da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “Mais do que redução de carga, precisamos é de simplificação e racionalização do sistema, formado por regras complexas e que se entrecruzam”, completa. M.C
http://www.relacoesdotrabalho.com.br/profiles/blogs/no-brasil-economico-pagar