A Receita Federal, com apoio da Polícia Federal, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, realizou na manhã do dia 17 de novembro uma operação nos estabelecimentos comerciais do Camelódromo de Caxias do Sul. O objetivo da operação foi fiscalizar os estabelecimentos comerciais que estavam sob suspeita de receptar mercadorias ilegais contrabandeadas, descaminhadas e piratas). A operação Vinhedo, como foi denominada foi coordenada pela Direp – Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal e contou com a participação de 50 servidores da Receita, 10 da Polícia Federal, 10 da Polícia Rodoviária Federal e 40 policiais militares do BOE – Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar.
A fiscalização se originou do monitoramento e interceptação de diversas cargas e veículos que tinham como destino Caxias do Sul e região.
Foram fiscalizados ao todo 33 estabelecimentos, que tiveram mercadorias apreendidas, 400 volumes contendo eletrônicos, videogames, celulares, brinquedos, e cigarros entre outros, foram lacrados com milhares de mercadorias, que totalizaram R$1,064 milhão, e foram levados por dois caminhões para o depósito da Receita Federal. Os contribuintes terão do dia 18 a 22 de novembro para apresentarem os documentos complementares. Após esse prazo a mercadoria estará sujeita à pena de perdimento.
Conforme o superintendente da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Paulo Renato Silva da Paz, “essa operação se faz necessária por ser uma medida de proteção à saúde pública, ao emprego do cidadão brasileiro e à economia nacional”.
Fonte: Assessoria de Imprensa RFB