A Prodam, empresa de tecnologia de informação e comunicação de São Paulo, foi alçada à condição de autoridade certificadora, que irá atender a administração municipal.
Esse novo status foi obtido a partir de uma parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que desde 2004 é uma das empresas credenciadas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) a conceder o certificado digital a outras instituições.
Entre as aplicações previstas de seu uso na administração municipal está o processo de aprovação eletrônica de plantas, além de projetos que fazem parte da Agenda 2012, como a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Fiscal, do Sistema de Gestão Tributária Integrado e a expansão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), para contribuintes com faturamento acima de R$ 120 mil/ano.
A Imprensa Oficial será responsável pelo fornecimento de toda a infraestrutura tecnológica, consultoria para avaliação das necessidades de utilização de certificação nos diversos órgãos municipais, treinamento de equipes durante seis meses, prazo prevista para que a Prodam passe a realizar a certificação digital.
Durante esse período a Imprensa Oficial irá emitir aproximadamente 1.000 certificados digitais.
“Esse é um trabalho muito importante porque mostra que o governo e as estruturas públicas podem e devem ocupar esse espaço na sociedade, além de colocar a transparência a serviço da sociedade”, afirma João Octaviano Machado Neto, diretor-presidente da Prodam e secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Além da simplificação de processos, diz ele, a parceria dará transparência às informações, reduzirá redução de custos e garantirá mais eficiência e agilidade na prestação de serviços à população.
Fonte: TI Inside