Viabilizar de maneira sustentável as atividades do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), que tem funcionado com um time de voluntários. Com esse objetivo surgiu uma nova entidade: a FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis).
A iniciativa é de entidades que fazem parte do CPC, que tem funcionado com o apoio operacional do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).
Na agenda de atuação da nova entidade consta a participação nas audiências sobre novas normas do IASB (International Accounting Standards Board), além da presença de membros do CPC em fóruns internacionais.
As atividades incluem, ainda, a maior divulgação do processo de convergência aos padrões contábeis internacionais por todo o Brasil.
A fundação tem um Conselho Curador, órgão máximo de deliberação e orientação, formado pelos presidentes das seis entidades-membro, que já elegeu a diretoria.
Para compor o Conselho de Vogais serão convidados representantes reguladores, entidades e outras pessoas jurídicas.
Órgão de aconselhamento, o Conselho de Vogais elegerá um Conselho Fiscal, composto de três membros titulares e três suplentes.
Fonte: TI inside