A intenção, segundo Confúcio Moura, é uma simplificação do código tributário, com a redução da carga de tributos
O Governador do Estado, Confúcio Moura (PMDB), afirmou que já solicitou de sua equipe técnica um estudo visando abrandar a carga tributária estadual. O anúncio foi feito em reunião agendada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e organizada pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP), com empresários de Ji-Paraná. A reunião deu a oportunidade para que o segmento empresarial avaliasse melhor as propostas do Governo do Estado para o setor.
A intenção, segundo Confúcio Moura, é uma simplificação do código tributário, com a redução da carga de tributos, mas sem que o Executivo perca sua capacidade de atender as necessidades de investimento nas cidades do Estado.
“O Estado somente se desenvolverá se tivermos uma política tributária que não atrapalhe os empresários e garanta maior competitividade de nossos produtos com outros Estados”,afirmou.
O Governador ponderou que as medidas a serem adotadas devem ser implementadas com cautela para evitar que haja a incapacidade do Estado de manter os serviços essenciais. “É comum ver Estados passando dificuldades financeiras porque cederam a ações políticas de redução da carga de impostos para agradar os setores produtivos e agora não têm como remediar a situação a não ser aumentar novamente a carga tributária interna para atender a demanda da população.
“Deve haver um equilíbrio proveniente de impostos próprios e as transferências constitucionais, que a União é obrigada a repassar aos estados e municípios. Esse equilíbrio consiste justamente em conceder redução de impostos, proporcionando um crescimento econômico que sustente a arrecadação e, principalmente a competitividade dos produtos rondonienses, o que refletirá no fortalecimento dos segmentos industriais e empresariais”, ressaltou.
Para o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), o Governo do Estado não terá obstáculos na Assembléia Legislativa para aprovar mudanças que beneficiem o crescimento econômico do Estado. “O Estado tem a obrigação de ser parceiro da classe empresarial, pois é o setor que mais gera emprego e dá sustentação a economia de Rondônia. “Tenho certeza que o Governo terá o apoio irrestrito da Assembléia Legislativa para construir um Estado melhor e voltado para a consolidação de um modelo econômico de sucesso”, disse.
Entre outros assuntos destacados na reunião pelo empresariado, Confúcio Moura escutou solicitações de apoio à manutenção da pista do Aeroporto José Coleto pelo DER, atenção à necessidade de se manter impressoras matriciais nos balcões de atendimento dos comércios, apoio à vinda do Centro de Diagnóstico e Prevenção do Câncer para Ji-Paraná, entre outros.
“Com esse contato dos empresários com o Governador pudemos conhecer mais concretamente quais serão os investimentos do Governo do Estado no município, de que forma nós seremos beneficiados e poderemos contribuir para o desenvolvimento de Ji-Paraná e região. Apresentamos as nossas demandas e agora vamos aguardar que sejam atendidas.”, comentou Marcito Pinto, presidente de ACIJIP e articulador da reunião.
Publicada em 04/04/2011 – 13h48min / Autor: Assessoria