Engenheiros, profissionais de finanças, TI e vendas são escassos no continente, diz estudo; veja a situação em países como Brasil, México, EUA e Canadá
Vagas pelo continente
São Paulo – O mundo está cada vez mais “carente” de profissionais qualificados para algumas atividades – principalmente no continente americano.
Essa é a conclusão da 9ª edição de uma pesquisa sobre escassez de talentos realizada pelo Manpower Group. O levantamento teve a participação mais de 37 mil empregadores em 42 países.
Em 2014, a média global de falta de talentos foi de 36%, a maior desde 2007, quando chegou a 41%. Entre os profissionais com ensino superior mais demandados estão engenheiros, profissionais de finanças e gerentes de vendas.
Entretanto, dominam o ranking profissionais como técnicos, motoristas, operários e trabalhadores de ofício manual, isto é, autônomos especializados como sapateiros, eletricistas, pedreiros e costureiros.
Certos países americanos estão entre os mais afetados pelo quadro, segundo o estudo. Peru,Argentina e Brasil estão entre os cinco que mais sofrem com a situação, com índices de escassez de 67%, 63% e 63%, respectivamente.
Nas Américas, os principais motivos atribuídos a essa ausência são falta de competências técnicas e habilidades mensuráveis (34%), falta de experiência (29%) e falta de candidatos disponíveis (25%).
Confira a galeria completa com os 10 profissionais mais buscados em 10 países americanos: