A Abraform (Associação Brasileira da Indústria de Formulários, Documentos e Gerenciamento da Informação) promoverá na próxima quarta-feira, 10, em São Paulo, Assembleia Geral Extraordinária para debater as questões relacionadas à Nota Fiscal Eletrônicas (NF-e) e ao Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Na agenda consta a apresentação dos novos drivers de impressão do Documento Auxiliar da Nota Eletrônica (DANFE) e do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte (DACTE).
Além disso, a entidade apresentará a empresa de software que fará a manutenção e prestará consultoria às empresas na instalação e uso dos drivers, revela José Luís Souza, vice-presidente da Abraform.
Segundo ele, a entidade foi convidada a participar das discussões em torno dos processos legais e técnicos da NF-e na fase inicial de implantação do projeto.
Na oportunidade, ajudou a configurar o lay out de impressão do DANFE e agora está fazendo o mesmo em relação ao modelo de impressão do DACTE. O CT-e ainda está em piloto, mas a expectativa é de que a sua emissão seja uma obrigatoriedade para as empresas do setor de transporte a partir do próximo ano.
Uma das vantagens do uso do formulário contínuo é o custo de impressão, mais barato que em outro tipo de papel, porque é feito em equipamentos matricial. O vice-presidente da Abraform cita, ainda, a possibilidade de se usar mais cores e a segurança. “É mais difícil a falsificação do documento”, aponta Souza.
A entidade reúne aproximadamente 110 associados, entre gráficas de pequeno, médio e grande portes, cujos negócios representam 80% do setor de formulário contínuo.
De acordo com Souza, o setor demorou um pouco para se adequar às novas regras adotadas pelo Fisco. Quando o fez, não precisou de grandes investimentos porque, com a adoção do formulário contínuo, conseguiu preservar o parque de impressoras matriciais, que é grande no Brasil.
A Abraform já tem confirmada a presença de 47 pessoas na assembleia da próxima semana, mas a expectativa é de que entre 150 e 200 pessoas compareçam.
Fonte: TI Inside