A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) espera que pelo menos 10 mil empresas da região adotem o novo sistema Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
“Esperamos que essa ferramenta esteja universalizada no comércio local até o fim de 2014. Hoje, nós já temos mais de 2.000 empresas que aderiram”, afirmou o secretário da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, nesta quarta (13), durante o primeiro seminário de Inovações Tecnológicas para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).
Realizado pela Sefaz, em parceria com o Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), o encontro ocorreu no Teatro Direcional no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus
O objetivo do evento era apresentar a funcionários públicos, empresários do setor de varejo e profissionais do segmento de automação comercial as principais inovações na área com destaque para o avanço das adesões à NFC-e.
Em janeiro de 2015, todas as empresas varejistas do Amazonas deverão adotar o novo sistema e o Estado foi o primeiro da federação a fazê-lo, no ano passado.
Durante o evento, foram feitas apresentações divididas em três painéis temáticos com debates sobre as perspectivas do setor varejista.
O coordenador geral do Encat, Eudaldo de Jesus, afirmou que a nova ferramenta agiliza as compras.
“O que tem ficado comprovado é que houve uma redução de 23% no tempo de fila dos clientes e uma redução de custos. As empresas estão atendendo com mais rapidez e representa um avanço para o atendimento ao consumidor”, destacou.
Feira de inovações
Paralelo ao evento, ocorreu a Feira de Inovações em cinco estandes de empresas com sede em Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Foram apresentadas as soluções que estão promovendo ganhos de logística, redução de prazos e ampliação de faturamento para as empresas.
Entre os produtos apresentados se destacou um POS (maquineta), que, além de efetivar a venda por meio de cartão de crédito ou débito, também é capaz de emitir a NFC-e.
A solução reduz gastos dos empresários e também aumenta o nível de satisfação dos clientes à medida que acaba com o tempo de espera pela conta ao final do consumo ou transação comercial.
Fonte: Portal EM TEMPO