Eduardo Rodrigues, da Agência Estado
BRASÍLIA – O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, afirmou nesta quarta-feira, 17, à Agência Estado que a arrecadação federal de outubro foi recorde para o mês, assim como tem ocorrido ao longo do ano. O secretário, no entanto, não adiantou nenhum número. Cartaxo disse acreditar que o desempenho das receitas em novembro e dezembro também alcançará patamares inéditos para o período. “Vai dar para cumprir a meta de superávit primário”, disse o secretário.
De acordo com ele, nenhuma medida está sendo elaborada pela Receita para o fim do ano, ao contrário de 2009, quando o Fisco editou uma série de normas para apertar o cerco ao contribuinte. Ainda segundo Cartaxo, a possibilidade de cobrança de Imposto de Renda em aplicação de estrangeiros no País ainda não chegou à área técnica do órgão. “Essa possibilidade ainda está no mundo da política. Mas se houver uma decisão, a Receita tem condições de implementá-la”, disse.
Cartaxo falou antes da cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que começará logo mais, em Brasília.