Conforme o cronograma estabelecido pela Caixa Econômica Federal, as empresas com mais de 500 funcionários deverão acessar o Conectividade Social com o uso de certificado digital padrão ICP-Brasil a partir do dia 13 deste mês.
As demais empresas, com número menor de colaboradores, deverão fazer o mesmo procedimento até o mês de julho. Já para as que têm no máximo cinco funcionários o prazo é bem maior para cumprir a regra: elas poderão obter o certificado digital entre 4 de julho e 23 de dezembro.
Neste caso, porém, são definidos diferentes prazos conforme o número de algarismos do CNPJ ou da CEI (cadastramento de matrícula).
O processo de aquisição do certificado digital é bastante simples, revela Júlio Cosentino, vice-presidente de relações institucionais da Certisign. Tudo pode ser feito de forma online, com a exigência de comparecimento presencial apenas no momento de validação.
“Com essa mudança, o empresário ganha muito mais benefícios, como a agilidade no processo de recolhimento do FGTS, redução de tempo e gastos operacionais, além de garantir segurança jurídica dos dados que transitarem virtualmente no sistema operacional da Caixa”, explica.
Vale ressaltar que após as datas estabelecidas, o acesso ao Conectividade Social será feito exclusivamente pela internet (www.caixa.gov.br ou https://conectividade.caixa.gov.br), inclusive para o recebimento de arquivos.
De olho na demanda gerada pela exigência da Caixa, a Certisign conta com mais de 500 postos para validação de certificados digitais obtidos pelas empresas.
O Conectividade Social é um canal utilizado por empresas e escritórios de contabilidade para transmitir arquivos de recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), bem como para ter acesso ao sistema da Caixa PIS/Empresa e ao relatório de Informação de Saldo (IS).
Fonte: TI Inside