Mais um exemplo da evolução digital que afetará as empresas…
No último dia 30, realizou-se em São Paulo o seminário “Single Window: A Experiência Internacional”, promovido pelo Instituto Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior – Promex. O evento teve como foco o Projeto Porto sem Papel, que está sendo desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Especial de Portos.
Janela única para Racionalizar procedimentos nos portos brasileiros
O conceito de “Single Window” ou Janela Única será viabilizado no Brasil através do sistema Concentrador de Dados Portuários. É uma facilidade que permite, aos envolvidos no comércio e no transporte, a padronização de informações e documentos, com um ponto de única entrada para cumprir todo o processo de importação, exportação, cabotagem, e exigências reguladoras. A informação é eletrônica e os dados serão informados somente uma vez.
Um sistema que utiliza este conceito busca a racionalização de procedimentos. Como tal, uma única janela permite que as empresas submetam informações (declarações, anuências eletrônicas para estadia das embarcações, e outros documentos justificativos tais como certificados de origem e de faturas) aos órgãos reguladores através de uma única forma e em um único local.
Porto sem Papel, uma nova marca na gestão portuária brasileira
O projeto Porto sem Papel, em desenvolvimento junto a Secretaria Especial de Portos, vai implementar um conjunto de sistemas de informações de caráter integrador e estruturador, tendo em vista atender a objetivos estratégicos do Governo Federal. A meta é otimizar em 60% o desempenho da operação nos portos brasileiros, reduzindo significativamente os custos logísticos hoje existentes e tornando o comércio exterior mais competitivo no cenário internacional. Com a implantação do projeto, estima-se a redução de aproximadamente 25% no tempo da estadia das embarcações nos portos brasileiros, além da redução de 70% no tempo das atividades administrativas e burocráticas entre todos os agentes intervenientes.
Single Window
Participaram do seminário instituições do setor produtivo, organizações não governamentais, autoridades governamentais e agentes do comércio exterior brasileiro.
A Secretaria Especial de Portos esteve representada por Fabrizio Pierdomenico, subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário, que abordou a importância de implantação do Porto sem Papel, destacando que “tempo é fator de competitividade”. Já Luis Fernando Resano, diretor de Sistemas de Informações Portuárias, detalhou os objetivos do projeto. A coordenadora do Porto sem Papel no Serpro, Lisley Paulela, apresentou os benefícios do sistema Concentrador de Dados, explicando suas funcionalidades.
Comunicação Social do Serpro – Brasília, 5 de novembro de 2009