O credenciamento voluntário de contribuintes para utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já pode ser realizado em qualquer Agência Fazendária ou mesmo pela internet. A partir desta sexta-feira (11.03), todas as unidades de atendimento ao contribuinte estão habilitadas para realizar esse cadastramento e de imediato autorizar o empresário interessado a emitir o documento eletrônico.
“A obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica tem acontecido de forma natural. Não há como as empresas se manterem com gigantescos arquivos de notas em papel, perdendo tempo com o preenchimento desses documentos. Muitos empresários que ainda não são obrigados têm nos buscado para aderir ao sistema e usufruir dos benefícios que ele concede”, comentou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.
O credenciamento voluntário atende as empresas que vendem ou prestam serviços para o poder público, e evita transtornos futuros quando a empresa for efetivamente obrigada a utilizar a NF-e.
Para se credenciar, o contribuinte ou contabilista representante deve fazer a solicitação portando apenas os documentos que os identifiquem a ele e a pessoa jurídica interessada. Além das Agências Fazendárias, a solicitação poderá ser feita via e-Process ou pelo e-mail: [email protected]
Fonte: http://www.sefaz.mt.gov.br/