Para identificar qual seria o tema do projeto SPED de maior relevância, ou aquele que mais preocupa os contribuintes hoje, fizemos uma pesquisa na comunidade Sped Brasil nos últimos dias e listamos os resultados:
- PIS/COFINS – LEIAUTE E LEGISLAÇÃO
- CIAP – LEIAUTE E LEGISLAÇÃO
- EFD ICMS/IPI – LEIAUTE
- NF-e -LEGISLAÇÃO
- ECD – LEIAUTE
Percebemos que ainda há dúvidas dos contribuintes e das empresas de TI e nos contribuintes sobre a sistemática do PVA da EFD PIS/COFINS somada à falta de conhecimento da legislação PIS/COFINS, que não é tão simples quanto parece.
No caso do CIAP a legislação esta em vigor desde 1997 e ainda é pouco conhecida e por vezes mal interpretada. Algumas empresas também têm dificuldade para com a funcionalidade do PVA e como se comporta a informação submetida à validação.
Além disso, nos chamou a atenção nesta pesquisa como as empresas se comportam em relação aos subprojetos do Sped. Embora o fisco por inúmeras vezes tenha manifestado utilizar ferramentas de BI para o cruzamento de dados, as empresas continuam a analisar cada projeto isoladamente.
Um exemplo deste é o pouco interesse em discutir aspectos de processos da NF-e segunda geração ou do CT-e que afetam consideravelmente a operação de seu negócio. Enquanto as empresas brigavam para não enviar o arquivo em padrão .xml aos seus clientes agora , terão que não só enviar para o cliente, como também enviar ao transportador.
Dentro do cenário digital, o tema da ”mensageria” ainda é o mais nebuloso, seja pela falta de tecnologia adequada pelas empresas, seja pelo descaso tratado para cumprir a obrigatoriedade de disponibilizar o arquivo xml. Com a segunda geração da NF-e esta discussão será retomada com maior ênfase e as soluções de mercado para a mensageria serão mais exigidas para completar todo o ciclo da NF-e, CT-e, e, CC-e.
Concluímos que a RFB precisa disseminar informações do projeto PIS/COFINS, sendo este, o projeto de maior dificuldade para as empresas atualmente.