O padrão contábil IFRS (International Financial Reporting Standard), cuja adequação passa a ser obrigatório para as pequenas e médias empresas a partir deste ano, está no radar da Sonda Procwork.
A empresa formatou um pacote de serviços para atender a exigência internacional. A oferta inclui a montagem de um time de profissionais especializados para dar suporte aos clientes no enfrentamento dos novos desafios decorrentes do processo de hamornização contábil em curso, o uso da plataforma de gestão integrada (ERP) da SAP, sua principal parceira, e do aplicativo de Bussines Objects, que vai ajudar as empresas na organização do grande volume de dados para prestação de informações corretas ao governo.
De acordo com Christian Fukai, gerente de negócios da Sonda Procwork, a principal dificuldade das empresas na implementação de todas as mudanças decorrentes do IFRS é a disponibilidade de informações e dados analíticos, tanto para reprocessamentos decorrentes de diferenças na forma de mensurar ativos e passivos, quanto para elaboração de notas explicativas às demonstrações financeiras e para atendimento aos requerimentos das autoridades fiscais.
“A Sonda Procwork coloca à disposição do mercado soluções e aceleradores para o balanço contábil de 2010, além de oferecer um trabalho continuo e permanente de revisão dessas diretrizes, a fim de colocar em prática a obrigação que passa a valer neste ano”, afirma Fukai.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), as demonstrações devem ser elaboradas para oferecer informações sobre a posição financeira, o desempenho e os fluxos de caixa das empresas.
O IFRS tem como um de seus motes apresentar boas empresas para o mercado de credores e passar confiança aos investidores. Além disso, a sua adoção estimula o crédito e a expansão das companhias, afirma Fukai.
Fonte: TI Inside