Sped Contábil: de 20 a 30% das empresas perderão prazo

por FinancialWeb

30/06/2010

Expert do FinancialWeb estima que quase 20% dos profissionais envolvidos no processo sequer gastaram tempo com capacitação

O prazo para a entrega do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) termina nesta quarta-feira (30). No entanto, cerca de 20% a 30% das empresas não conseguirão entregá-lo em dia. A estimativa é do professor Roberto Dias Duarte, diretor de alianças da Mastermaq Sistemas e Expert do FinancialWeb, que coordenou uma pesquisa inédita que ratifica essa afirmação.

De acordo com ele, os gestores das áreas contábil-financeiras ainda têm uma série de dúvidas a respeito das regras a serem seguidas.

O levantamento foi feito com 391 profissionais e mostra que, embora a maioria dos entrevistados esteja ciente da existência e da importância do Sped, apenas 51,6% participaram de até oito horas de algum tipo de atualização para a nova ferramenta. Desse total, 18,9% nem mesmo frequentaram qualquer atividade de capacitação sobre o tema.

Apesar de a implantação sistemática do Sped no Brasil ter sido iniciada em 2006, pouco mais de um quinto dos projetos de adequação (22%,) só começaram neste ano nas empresas. Do total, 7,6% tiveram início apenas nos últimos dois meses. No ano anterior, quase 40% das empresas já tinham iniciado seus projetos para adequação ao Sped, sendo 24,3% no primeiro semestre de 2009 e 15,4% no segundo.

“Vendo sob esta ótica, é até encorajador acreditar que 72,7% dos entrevistados acreditem que 100% das empresas sob sua responsabilidade estejam realmente adequadas dentro do prazo, mas, como sempre, a previsão é que atrasos ocorram”, afirmou o especialista, lembrando ainda que 9,5% dos pesquisados creem piamente que não conseguirão cumprir o cronograma.

De acordo com os participantes, as dificuldades mais comuns encontradas para lidar com o Sped têm sido: conhecimento e compreensão do projeto (31,1%); tecnologia (30,5%); adequação de procedimentos empresariais (24,9%) e aspectos contábeis (13,4%).

Entre os que se capacitaram para enfrentar os novos desafios trazidos pelo documento, 82,3% o fizeram por meio de cursos, palestras e eventos organizados pelos seus respectivos Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicatos de Empresas Contábeis (Sescons ou Sescaps) ou mesmo por meio do Conselho Federal de Contabilidade.

Segundo Duarte, com base nas informações colhidas, é possível perceber que existem muitos problemas com uso de certificados digitais. “Muitos profissionais responsáveis pelo setor financeiro das empresas deixaram para a última hora e “descobriram”, após 3 anos de projeto, que deveriam usar e-CPF, tipo A3 do contador e empresários”, explicou.

Iniciado no dia 21 de junho – por meio de convites enviados por e-mail, twitter, blogs, comunidades e sites relacionados ao tema – o estudo tem margem de erro de 5 pontos percentuais para cima ou para baixo e ouviu profissionais da área contábil, além de fornecedores de softwares e consultorias relacionadas a esses dois campos. Também foram sondados profissionais autônomos, empresas públicas e instituições de ensino que, de alguma forma, trabalham com o Sped Contábil.

http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=69604&utm_source=newsletter_20100630&utm_medium=email&utm_content=Sped%20Contábil:%20de%2020%20a%2030%25%20das%20empresas%20perderão%20prazo&utm_campaign=FinancialWebNewsletter

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Sped Contábil: de 20 a 30% das empresas perderão prazo

por FinancialWeb

30/06/2010

Expert do FinancialWeb estima que quase 20% dos profissionais envolvidos no processo sequer gastaram tempo com capacitação

O prazo para a entrega do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) termina nesta quarta-feira (30). No entanto, cerca de 20% a 30% das empresas não conseguirão entregá-lo em dia. A estimativa é do professor Roberto Dias Duarte, diretor de alianças da Mastermaq Sistemas e Expert do FinancialWeb, que coordenou uma pesquisa inédita que ratifica essa afirmação.

De acordo com ele, os gestores das áreas contábil-financeiras ainda têm uma série de dúvidas a respeito das regras a serem seguidas.

O levantamento foi feito com 391 profissionais e mostra que, embora a maioria dos entrevistados esteja ciente da existência e da importância do Sped, apenas 51,6% participaram de até oito horas de algum tipo de atualização para a nova ferramenta. Desse total, 18,9% nem mesmo frequentaram qualquer atividade de capacitação sobre o tema.

Apesar de a implantação sistemática do Sped no Brasil ter sido iniciada em 2006, pouco mais de um quinto dos projetos de adequação (22%,) só começaram neste ano nas empresas. Do total, 7,6% tiveram início apenas nos últimos dois meses. No ano anterior, quase 40% das empresas já tinham iniciado seus projetos para adequação ao Sped, sendo 24,3% no primeiro semestre de 2009 e 15,4% no segundo.

“Vendo sob esta ótica, é até encorajador acreditar que 72,7% dos entrevistados acreditem que 100% das empresas sob sua responsabilidade estejam realmente adequadas dentro do prazo, mas, como sempre, a previsão é que atrasos ocorram”, afirmou o especialista, lembrando ainda que 9,5% dos pesquisados creem piamente que não conseguirão cumprir o cronograma.

De acordo com os participantes, as dificuldades mais comuns encontradas para lidar com o Sped têm sido: conhecimento e compreensão do projeto (31,1%); tecnologia (30,5%); adequação de procedimentos empresariais (24,9%) e aspectos contábeis (13,4%).

Entre os que se capacitaram para enfrentar os novos desafios trazidos pelo documento, 82,3% o fizeram por meio de cursos, palestras e eventos organizados pelos seus respectivos Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicatos de Empresas Contábeis (Sescons ou Sescaps) ou mesmo por meio do Conselho Federal de Contabilidade.

Segundo Duarte, com base nas informações colhidas, é possível perceber que existem muitos problemas com uso de certificados digitais. “Muitos profissionais responsáveis pelo setor financeiro das empresas deixaram para a última hora e “descobriram”, após 3 anos de projeto, que deveriam usar e-CPF, tipo A3 do contador e empresários”, explicou.

Iniciado no dia 21 de junho – por meio de convites enviados por e-mail, twitter, blogs, comunidades e sites relacionados ao tema – o estudo tem margem de erro de 5 pontos percentuais para cima ou para baixo e ouviu profissionais da área contábil, além de fornecedores de softwares e consultorias relacionadas a esses dois campos. Também foram sondados profissionais autônomos, empresas públicas e instituições de ensino que, de alguma forma, trabalham com o Sped Contábil.

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