Para a indústria paulista, as negociações somente podem avançar caso os países desenvolvidos aceitem equilíbrio nos contratos
Parlamentares da UE e representantes da indústria paulista buscam acordo de livre comércio entre os blocos econômicos |
Em reunião entre parlamentares da União Europeia (UE) e representantes da indústria paulista, na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Fiesp, o presidente da Comissão de Comércio Internacional do bloco, Vital Moreira, afirmou que a Europa tem necessidade de concretizar um acordo de livre comércio com o Brasil e o Mercosul.
Segundo ele, a UE está disposta a facilitar politicamente as negociações, em vista da possibilidade de conquistar a cooperação dos países do bloco do Cone Sul: “Essa é nossa primeira visita ao exterior após o tratado de Lisboa (que em dezembro de 2009 aprimorou a responsabilidade institucional e política da Comissão), e isso mostra o valor que damos a vocês como parceiros”.
|
Durante a reunião, Vital esclareceu que as negociações com o Brasil têm tripla importância. A primeira, como parceiro em acordo bilateral direto. Depois, como agente essencial na relação entre Mercosul e UE. Por fim, destacou que o ativismo brasileiro no âmbito comercial global transforma o País em aliado indispensável à Rodada Doha.
Thiago Eid, Agência Indusnet Fiesp
Maiores informações em:
http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2010/04/08/uniao_europeia_precisa_acordo_com_mercosul.ntc