MG – Nova Lima – NFS-e Nacional – Nova Lima adere ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A Prefeitura publicou a Portaria SEMFA n° 15/2025 aderindo ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Com esse procedimento, o município cumpre a obrigatoriedade para emissão da NFS-e exclusivamente pelo Emissor Nacional, unificando o formato e compartilhamento de dados fiscais com o ambiente nacional.

O cronograma de migração do fim do sistema municipal para o sistema nacional está em execução, garantindo uma transição transparente e sem impacto negativo para os prestadores de serviço. O município está se preparando com antecedência para a segurança dos contribuintes, prestadores de serviços, profissionais da área e empresas que utilizam sistemas próprios de emissão das notas.

A partir de 01/01/26, todas as NFS-e deverão ser emitidas exclusivamente pelo Emissor Nacional – www.gov.br/nfse

A Prefeitura de Nova Lima reforça o compromisso com a transparência, modernização dos serviços da Secretaria Municipal da Fazenda e o fortalecimento da parceria com os profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico do município.

Qual é a mudança?

A emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e deixará de ser realizada por meio do emissor próprio, passando a ser emitida exclusivamente no Emissor Nacional de NFS-e. A mudança é obrigatória e tem por objetivo simplificar, padronizar e reduzir os custos de conformidade. Na prática, os contribuintes deverão se cadastrar para utilizar o emissor nacional e, quando necessário, integrar via API para emissões em lote, de modo que o sistema municipal, permanecerá ativo exclusivamente para a emissão das guias de recolhimento do ISS.

Fase preparatória oferece ambiente de teste

Para que os usuários se adaptem ao novo modelo, está disponível um ambiente de teste para emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica de Padrão Nacional (NFS-e). A ação permite que os usuários se adaptem e validem a integração de seus sistemas e corrijam eventuais inconsistências, sem qualquer impacto tributário real. As notas emitidas nesse ambiente não possuem validade jurídica e serão utilizadas unicamente para fins de teste do sistema.

A fase de teste é de fundamental importância para que a migração para o novo padrão ocorro de forma segura, garantindo a transparência e uniformidade no processo de emissão de notas fiscais de serviço em todo o país.

Passo a passo para emissão da NFS-e Nacional

Portal Web e App

Para emissão manual, rápida e fácil, ideal para o dia a dia

• Vídeo: Cadastro no Portal

• Vídeo: Emissão via Web
• Vídeo: Emissão via App

• E-book de Instruções
• Acessar Portal Nacional

Desenvolvedores (API)

Para quem integra a emissão com sistemas próprios (ERPs)
• Documentação Técnica
• API de Homologação

• API de Produção
• Portal de Homologação

• Portal de Produção

Consultas e Validação

Verifique a autenticidade das notas.

• Consulta Pública de NFS-e

Dúvidas Frequentes

Precisa de orientação? O governo federal mantém uma página completa no GOV.BR com as perguntas mais frequentes sobre a NFS-e nacional. Lá você pode encontrar resposta para possíveis dúvidas.
Acessar FAQ Oficial →

Caso a dúvida persista, entre em contato com o canal de suporte técnico oficial é via e-mail: [email protected]

Durante todo processo de transição, o município de Nova Lima prestará suporte adicional através do e-mail: [email protected]

https://novalima.mg.gov.br/inicio/noticias/nova_lima_adere_ao_padrao_nacional_da_nota_fiscal_de_servicos_eletronica_nfs_e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima