Modernizar as operações fiscais é a tendência seguida por todas as Secretarias da Fazenda do país. O Conhecimento de Transporte Eletrônico é mais uma forma encontrada para agilizar e dar transparência ao transporte de cargas.
O Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Este documento fiscal substituirá o apresentado em papel nos postos fiscais.
No Piauí, o documento fiscal CT-e está em fase de teste para os contribuintes. As transportadoras interessadas podem aderir ao sistema. “Inicialmente estamos em fase de teste por isso é facultativa a adesão, mas no início de 2011 será lançada uma lista com as transportadoras obrigadas a aderir ao CT-e, estas devem se adequar até julho, quando será cobrada a obrigatoriedade”, explicou Luiz Antonio Baptista, líder dos Projetos NF-e e EFD na SEFAZ – PI.
Para aderir ao CT-e as transportadoras devem se cadastrar junto à Sefaz através do e-mail [email protected]. A mensagem deve conter a razão social, CNPJ do estabelecimento, CNPJ da matriz, se houver, e a Inscrição Estadual. O emissor de CT-e está disponível gratuitamente para download no Portal do CT-e: http://www.cte.fazenda.gov.br/ .
“A versão disponível ainda é a de teste, mas a expectativa é que até o final do ano esteja pronta a versão de produção. Para as transportadoras que já possuem uma versão de produção própria a Secretaria da Fazenda do Piauí já está recepcionando o CT-e”, informou Luiz Antônio.
Larissa Gomes.
Fonte: Sefaz PI