Os contribuintes do Rio Grande do Sul não precisarão mais se deslocar até uma unidade da Receita estadual para fazer retificações ou atualizações da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA).
O procedimento, agora, poderá ser feito pela internet. É que o Fisco gaúcho lançará na quarta-feira, 27, uma nova versão da GIA, que permitirá a atualização não-presencial, beneficiando em torno de 75 mil empresas que estão inscritas no Cadastro Geral no Estado.
A correção de imprecisões declaradas no documento poderá ser feita pela internet desde que dentro do mês seguinte ao de referência. A GIA é uma declaração mensal que os contribuintes são obrigados a apresentar contendo informações sobre a escrituração efetuada no Livro Fiscal Registro de Apuração do ICMS.
A declaração tem por finalidade demonstrar a apuração mensal do imposto, bem como apresentar outras informações de interesse econômico-fiscal.
O lançamento da nova versão da GIA faz parte do programa de modernização nos processos da Receita Estadual. Para o subsecretário Júlio César Grazziotin, a novidade irá facilitar o trabalho dos contribuintes.
Para se ter ideia, no mês de setembro foram registrados 5,8 mil processos de alterações presenciais nas repartições da Receita Estadual.
A medida atende solicitação do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e amplia os serviços de governo eletrônico prestados pelo Estado, já que os principais serviços da Receita Estadual ficarão disponíveis pela internet.
Recentemente, a Receita Estadual também modernizou a declaração do ITCD, que passou a ter todo o processo online.
Fonte: TI Inside