Pesquisa sobre SPED Fiscal: 77% cumprirão o prazo

By Roberto Dias Duarte | setembro 21, 2009

Pesquisa realizada neste mês, via internet, com profissionais que trabalham em projetos de SPED Fiscal, revela tendências e derruba mitos sobre tema

Os resultados representam a percepção técnica dos projetos de adequação ao SPED Fiscal.

As principais revelações foram:

77% dos entrevistados que estão obrigados à EFD acreditam que irão cumprir o prazo.
As principais dificuldades foram: a falta de informações e suporte para as dúvidas (16,5%), adequação do software ERP e/ou fiscal (16,5%), dados cadastrais incopatíveis/insuficientes (13,8%).
67,2% informaram que as customizações no ERP foram percebidas com medianas (37,1%), poucas (20,3%) ou nenhuma (9,8%).
Apenas 1,8% atribuiu à falta de tempo ou custo do projeto, como uma grande dificuldade.
56,1% tiveram o custo total do projeto em até R$30mil. 28% investiram mais de R$100mil.
79% das empresas investiram até R$10 mil em treinamentos. Possivelmente o baixo investimento em capacitação foi a causa do problema de “falta de informações”.
72,4% gastaram até R$30 mil com a customização do ERP.
74,1% pagaram até R$30 mil para consultorias.
Para os futuros projetos de SPED Fiscal, há algumas tendências apontadas pela pesquisa:

Com a adequação dos principais ERP’s, possivelmente o nível de customizações futuras deve ser reduzido. SAP, TOTVS e Mastermaq foram citados por 31,6% do total.
A consolidação do conhecimento sobre o tema deve reduzir a relevância do problema “ falta de informações e suporte”.
Falta ou incompatibilidade de dados cadastrais deve ser o principal desafio para a segunda onda de empresas obrigadas à EFD.
A pesquisa

Iniciada em 03 de setembro de 2009, a primeira etapa foi concluída em 18 do mesmo mês, quando publiquei os resultados dos 206 questionários preenchidos por profissionais envolvidos com o projeto SPED Fiscal (Escrituração Fiscal Digital – EFD).

A seleção de entrevistados foi aleatória tendo como base pessoas que participam de grupos e comunidades da internet sobre o SPED, palestras que realizei em todos os estados brasileiros, e grandes eventos promovidos por entidades da área contábil.

1) Perfil do profissional que atua em projetos de SPED Fiscal

Os resultados apontados representam uma percepção técnica dos projetos de adequação ao SPED Fiscal.

Mais de 60% dos entrevistados realizam atividades operacionais: analistas (22,8%), consultores (18,3%), técnicos (17,8%) e auditores (3%). A média gerência participou com pouco mais de 20% do total, sendo: gerentes (10,9%), coordenadores (8,4%), supervisores (3,5%). A participação acadêmica representou apenas 3,5% e a alta direção empresarial, pouco mais de 10%, sendo: empresários (8,9%) e diretores (3%).

Cerca de 28% são graduados em ciências contábeis; e 15,8% possuem formação técnica na área contábil. Os graduados em administração de empresas representam quase 21%, em direito menos de 2% e 21% em outros cursos superiores.

Realizaram cursos de especialização 19,8% , 5% mestrado e 1% doutorado.

Aproximadamente 75% declaram ter menos de 45 anos; sendo que 44% estão na faixa etária dos 31 aos 45 anos.

Dos entrevistados, 36,6% afirmaram trabalhar em empresas e 18% em escritórios de serviços contábeis. Apenas 14,9% atuam em empresas fornecedoras de software, 14,4% em consultorias relacionadas à contabilidade e 13,9% em consultorias relacionadas à tecnologia. Uma pequena parcela trabalha como profissional autônomo (9,4%), em instituições de ensino (8,4%) e empresas públicas (5,9%).

2) Perfil do software de gestão (ERP) e fiscal

Quando perguntados sobre qual é o o fornecedor de software de gestão (ERP) utilizado para os projetos de SPED Fiscal que você atua, as respostas principais foram as seguintes:

SAP: 13,4%
TOTVS: 12,8%
Desenvolvimento interno: 10,1%
Mastermaq: 5,4%
Nenhum: 5,4%
JD Edwards: 3,4
Oracle: 2,7%
A resposta à questão foi aberta. 70 fornecedores foram citados.

Sobre a avaliação da conformidade do ERP com relação ao SPED Fiscal, cerca de um terço dos profissionais considerou o seu sistema de gestão com nenhuma ou pouca aderência. Eles afirmaram ainda que houve customização completa do sistema ou um grande esforço de desenvolvimento.

Afirmaram que não houve necessidade de customização no ERP 9,8%.

Consideraram que o ERP já possuia alguma ou muita conformidade 57,4%. Para esses poucas customizações foram realizadas.

Íntegra em http://www.robertodiasduarte.com.br/

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Pesquisa sobre SPED Fiscal: 77% cumprirão o prazo

By Roberto Dias Duarte | setembro 21, 2009

Pesquisa realizada neste mês, via internet, com profissionais que trabalham em projetos de SPED Fiscal, revela tendências e derruba mitos sobre tema

Os resultados representam a percepção técnica dos projetos de adequação ao SPED Fiscal.

As principais revelações foram:

77% dos entrevistados que estão obrigados à EFD acreditam que irão cumprir o prazo.
As principais dificuldades foram: a falta de informações e suporte para as dúvidas (16,5%), adequação do software ERP e/ou fiscal (16,5%), dados cadastrais incopatíveis/insuficientes (13,8%).
67,2% informaram que as customizações no ERP foram percebidas com medianas (37,1%), poucas (20,3%) ou nenhuma (9,8%).
Apenas 1,8% atribuiu à falta de tempo ou custo do projeto, como uma grande dificuldade.
56,1% tiveram o custo total do projeto em até R$30mil. 28% investiram mais de R$100mil.
79% das empresas investiram até R$10 mil em treinamentos. Possivelmente o baixo investimento em capacitação foi a causa do problema de “falta de informações”.
72,4% gastaram até R$30 mil com a customização do ERP.
74,1% pagaram até R$30 mil para consultorias.
Para os futuros projetos de SPED Fiscal, há algumas tendências apontadas pela pesquisa:

Com a adequação dos principais ERP’s, possivelmente o nível de customizações futuras deve ser reduzido. SAP, TOTVS e Mastermaq foram citados por 31,6% do total.
A consolidação do conhecimento sobre o tema deve reduzir a relevância do problema “ falta de informações e suporte”.
Falta ou incompatibilidade de dados cadastrais deve ser o principal desafio para a segunda onda de empresas obrigadas à EFD.
A pesquisa

Iniciada em 03 de setembro de 2009, a primeira etapa foi concluída em 18 do mesmo mês, quando publiquei os resultados dos 206 questionários preenchidos por profissionais envolvidos com o projeto SPED Fiscal (Escrituração Fiscal Digital – EFD).

A seleção de entrevistados foi aleatória tendo como base pessoas que participam de grupos e comunidades da internet sobre o SPED, palestras que realizei em todos os estados brasileiros, e grandes eventos promovidos por entidades da área contábil.

1) Perfil do profissional que atua em projetos de SPED Fiscal

Os resultados apontados representam uma percepção técnica dos projetos de adequação ao SPED Fiscal.

Mais de 60% dos entrevistados realizam atividades operacionais: analistas (22,8%), consultores (18,3%), técnicos (17,8%) e auditores (3%). A média gerência participou com pouco mais de 20% do total, sendo: gerentes (10,9%), coordenadores (8,4%), supervisores (3,5%). A participação acadêmica representou apenas 3,5% e a alta direção empresarial, pouco mais de 10%, sendo: empresários (8,9%) e diretores (3%).

Cerca de 28% são graduados em ciências contábeis; e 15,8% possuem formação técnica na área contábil. Os graduados em administração de empresas representam quase 21%, em direito menos de 2% e 21% em outros cursos superiores.

Realizaram cursos de especialização 19,8% , 5% mestrado e 1% doutorado.

Aproximadamente 75% declaram ter menos de 45 anos; sendo que 44% estão na faixa etária dos 31 aos 45 anos.

Dos entrevistados, 36,6% afirmaram trabalhar em empresas e 18% em escritórios de serviços contábeis. Apenas 14,9% atuam em empresas fornecedoras de software, 14,4% em consultorias relacionadas à contabilidade e 13,9% em consultorias relacionadas à tecnologia. Uma pequena parcela trabalha como profissional autônomo (9,4%), em instituições de ensino (8,4%) e empresas públicas (5,9%).

2) Perfil do software de gestão (ERP) e fiscal

Quando perguntados sobre qual é o o fornecedor de software de gestão (ERP) utilizado para os projetos de SPED Fiscal que você atua, as respostas principais foram as seguintes:

SAP: 13,4%
TOTVS: 12,8%
Desenvolvimento interno: 10,1%
Mastermaq: 5,4%
Nenhum: 5,4%
JD Edwards: 3,4
Oracle: 2,7%
A resposta à questão foi aberta. 70 fornecedores foram citados.

Sobre a avaliação da conformidade do ERP com relação ao SPED Fiscal, cerca de um terço dos profissionais considerou o seu sistema de gestão com nenhuma ou pouca aderência. Eles afirmaram ainda que houve customização completa do sistema ou um grande esforço de desenvolvimento.

Afirmaram que não houve necessidade de customização no ERP 9,8%.

Consideraram que o ERP já possuia alguma ou muita conformidade 57,4%. Para esses poucas customizações foram realizadas.

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