A Federação Internacional de Contadores – Ifac, organização global da profissão contábil com membros e associados em 125 países, anunciou em sua última reunião do Conselho, em Kuala Lumpur, na Malásia, a eleição de Ana María Elorrieta para compor o Conselho.
Ela passa a ser a representante do Brasil no grupo.
Outros dois conselheiros foram eleitos: Casals Ramon Creus (Espanha) e Robert Harris (Estados Unidos).
O objetivo da entidade foi trazer diversidade e equilíbrio com relação ao gênero, região geográfica, e experiência profissional.
Na mesma reunião foi nomeado Göran Tidström, da Suécia, como presidente da entidade para um mandato de dois anos, com término em novembro de 2012.
O Conselho da Ifac aprovou ainda a nomeação do Sr. Warren Allen, da Nova Zelândia para vice-presidente.
O novo presidente se declara muito satisfeito com o novo desafio assumido. “Estou contente por assumir o papel de presidente desta organização notável. Nós temos a visão e os recursos que irão melhorar ainda mais a relevância da profissão contábil para a economia global” disse Tidström.
O vice-presidente Warren Allen, também assumiu a presidência do Comitê de Planejamento e Finanças, que em conjunto com a equipe desenvolve um plano estratégico para Ifac. Membro do conselho desde 2006, ele esteve envolvido em diversas funções, incluindo presidente da Comissão de Educação e membro do Comitê de Indicação de 2006 a 2009.
Robert Bunting, que está deixando a presidência, aprova experiência de seu sucessor. “Sua experiência combinada em questões internacionais de auditoria e contabilidade, bem como a sua dedicação e empenho ao serviço do interesse público, serão positivos. Estou confiante que sob a sua liderança, Ifac não apenas irá atingir, mas superar suas metas para os próximos anos.” , declarou.
Além disso, cinco novos sócios foram admitidos para a organização: Sindicato dos Contadores, Auditores e Financeiro Trabalhadores da Federação da Bósnia e Herzegovina, Croácia Auditoria Câmara; Institute of Certified Auditors da República da Macedônia; Auditoria Câmara da Rússia e Instituto de Certificação Contadores de Gestão do Sri Lanka.
Um associado foi admitido na organização como membro: Associação dos Contabilistas e Auditores da República Srpska. A ata oficial da reunião estará acessível no site da Ifac, nas próximas semanas.
O Conselho da Ifac ainda re-elegeu quatro membros do Conselho para um segundo mandato: Jelil Bouraoui (Tunísia), Robert Hodgkinson (Reino Unido), Jafé Katto (Uganda), e Olivia Kirtley Faulkner (Estados Unidos).
Fonte: Comunicação IFAC