Cerca de 250 participará, na manhã desta quinta-feira (9), do Seminário IFRS para pequenas e médias empresas. O Seminário é idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade de Recife e pelo International Accountants Stantards Board (Iasb).
A capital do Estado de Pernambuco é quinta cidade do País a receber o treinamento. Vale ressaltar que o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade desde janeiro deste ano. O curso, porém, tem por objetivo formar multiplicadores das Normas Internacionais aplicadas às PMEs.
No Brasil, 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas. Com os seminários, o CFC e o IASB pretendem capacitar os profissionais para que estes se tornem multiplicadores e apresentem as vantagens da aplicação das IFRS. Vale destacar que a adoção das IFRS pelas PMES possibilitará a elaboração de demonstrativos com um padrão de transparência contábil de alto nível.
O curso está sendo ministrado pelos contadores Amaro Luiz de Oliveira Gomes (diretor do Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade – Iasb), Ricardo Lopes Cardoso (funcionário da Fundação das Normas Internacionais de Contabilidade, professor adjunto da Fundação Getúlio Vargas e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ricardo Rodil (integrante da Fundação das Normas Internacionais de Contabilidade e do Comitê para Pequenas e Médias Firmas de Auditoria) e Vânia Maria da Costa Borgeth (Representante do Brasil no grupo de consultores do International Auditing and Assurance Board – IAASB).
Fonte: CFC