A NDDigital foi escolhida para conduzir o projeto de adesão da Ferramentas Gerais à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A solução da empresa foi adotada em 50 unidades em dez Estados.
Foram aproximadamente três meses de trabalho que envolveu 35 profissionais das duas empresas e que produziu resultados expressivos, como agilidade no processo de impressão dos documentos fiscais e ganhos no desempenho da expedição.
“Também houve um grande avanço na comunicação com os clientes e fornecedores, incentivando o relacionamento B2B (Business to Business)”, acrescenta Maurício Moura, gerente fiscal corporativo da Ferramentas Gerais.
Fundada em 1957, a Ferramentas Gerais emite aproximadamente 95 mil notas por mês. A empresa, que fornece soluções completas para manutenção, reparo e operação para os mais variados segmentos industriais e de serviços, possui um mix com mais de 120 mil itens, atende a mais de 120 mil clientes em todo o Brasil e conta com 2 mil colaboradores,
A escolha da NDDigital foi definida após uma pesquisa de mercado sobre empresas que fornecem não apenas a NF-e, mas também aplicativos para suprir as necessidades de mensageria, armazenamento e impressão do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e outros documentos.
O projeto foi implementado em etapas: saneamento de cadastro de fornecedores, clientes e produtos, adequação do ERP, análise e implementação das necessidades de infraestrutura de TI, instalação da mensageria, processo de emissão de NF-e, implantação da solução, testes, homologação, monitoramento e autorização da Secretaria de Fazenda.
Um dos grandes desafios durante a fase de projeto foi a dependência dos links de comunicação e de contingências eletrônicas da Secretaria de Fazenda. Moura aponta, também, o entendimento e aceitação do cenário pelo usuário, bem como a necessidade de monitoramento de notas pela área fiscal.
Um ponto que também merece destaque no processo é que a Ferramentas Gerais utilizava uma solução de slip de separação e etiqueta de outro fornecedor. Com a adoção do NDDigital NF-e, o gerenciamento dessas impressões ficou sob a responsabilidade da NDDigital.
Fonte: TI Inside